Metas SMART: Entenda o que é

Como as metas SMART pode te ajudar?

 

Metas SMART é uma sigla para conseguir definir seus objetivos de forma mais assertiva.

 

Seja na vida pessoal como profissional, é muito importante definir metas, direcionando nossos esforços em busca de algo desejado.

É preciso ter muito cuidado ao criar objetivos. Eles devem servir para estimular o esforço, nunca o contrário. Nesse sentido, entender e aplicar as metas SMART é muito interessante.

Se você deseja saber o que o método SMART representa, como utilizá-lo e o que ele pode fazer para a produtividade de sua equipe, confira este post:

A sigla SMART vem do inglês Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound. Em bom português: Especifico, Mensurável, Atingível, Realista e Temporizáveis

 

Metas especificas

 

Sua meta/objetivo tem que ser ESPECÍFICO – Quanto mais ESPECÍFICOS forem teus pensamentos, mais ESPECÍFICOS serão teus RESULTADOS! Defina da forma mais detalhada possível o teu objetivo, sua meta! Quanto mais clara e detalhada for a imagem do que você quer realizar, mais assertivas serão tuas ações!

 

Metas mensuráveis

 

Sua meta deve ser MENSURÁVEL, ou seja, deve-se definir uma quantidade exata, um indicador. Caso não seja possível definir números, pode-se pensar em indicadores qualitativos para medir o atingimento da meta, ou seja uma evidencia.

 

Por exemplo, se o objetivo for controlar a agressividade em casa, um bom indicativo é perceber as pessoas mais tranquilas na presença do antigo agressor, ou, então, mais receptivas e amorosas.

 

Metas atingíveis

 

Sua meta deve ser POSSÍVEL e DESAFIADORA – Dentro do prazo definido, precisa ser possível realizar! E é importante que seja DESAFIADOR, pois se já estiver praticamente realizado, não vai te tirar da zona de conforto! Não irá te motivar!

 

Metas Realistas

 

Sua meta deve ser REALISTA, ou seja, se é algo totalmente visível dentro da sua realidade ou da sua organização. Não adianta você definir uma meta muito difícil de ser alcançada, pois facilmente você poderá se frustar. Se você tem uma meta que não é realista para você, uma boa saída será dividir ela, em pequenos passos

 

Metas Temporais

 

Defina um dia, mês e ano para seu objetivo! Quando você define a data exata, está criando um compromisso com a tua mente, e isso molda teus comportamentos e senso de urgência

 

Outros pontos a considerar

 

O PORQUÊ – É preciso que esteja MUITO claro o PORQUÊ do objetivo! Se o PORQUÊ for FORTE o suficiente, não importa COMO, você vai dar um jeito de fazer! A motivação acontece de forma natural e não importa quantas vezes você tropece, você vai ter forças pra seguir em frente!

Quais os ganhos você terá em sua Vida ao realizar esse objetivo? Financeiros? Auto Realização? Ganho de Tempo? O que mudará em sua vida?

Seu objetivo deve ser ECOLÓGICO – deve fazer bem à todas ou às principais áreas da tua Vida! Se irá ferir um VALOR teu ou prejudicar alguma área da tua Vida, ou até mesmo uma pessoa, cuidado! Será que vale a pena isso? Ele vai potencializar sua vida como um todo ou algo será prejudicado.

E Lembre-se de ser PERSISTENTE! Ao tropeçar, levante! Ao errar, conserte! Ao fraquejar, descanse! E siga sempre em frente! Você só não irá realizar o que quer, se DESISTIR! Até lá, você terá apenas resultados e aprendizados!

​​Ficou alguma dúvida? Pergunte ao Coach

Artigos Relacionados