As três grandes mudanças e resultados do coaching

Como o coaching pode ajudar a melhorar seus resultados

 

O coaching é um grande aliado em processos de busca de resultados e em relação aos tipos de mudança, dentro do processo evolutivo.

Podemos diferenciá-las em três tipos: Coaching Remediativo (mudança remediativa); Coaching Generativo (mudança generativa) e Coaching Evolutivo (mudança evolutiva). Essa diferenciação esta diretamente ligada ao nível do processo evolutivo em que o coach atuará no processo do cliente.

Mudanças remediativas

Ocorre nos níveis da superficialidade e relacionamentos, são mudanças comportamentais e podem ocorrer por condicionamento, pois estão relacionadas a estruturas diretas de ação e reação.

Mudanças generativas

Ocorrem nos níveis dos conhecimentos e Sonhos/Significados e estão relacionados a permissões, motivações e direção dos comportamentos.

Mudanças evolutivas

Ocorrem nos níveis de papéis, afiliação e legado e são mudanças relacionadas à missão e ao propósito. Em geral, produzem em grande efeito nas nossas vidas porque são geradas experiências significativas e, muitas vezes, com grande teor emocional envolvido.

 

Outros níveis de mudança

Mudanças, em níveis mais altos, como o da espiritualidade e da identidade podem trazer transformações nos demais níveis, porque o indivíduo com uma nova e maior visão de si mesmo e do universo, consegue ressignificar ambientes, mudar comportamentos e naturalmente está mais propenso e determinado a desenvolver novas habilidades e estratégias.

 

Resultados Esperados de um processo

O coaching dá resultados, mas para as pessoas e empresas que aceitem fazer diferente, pensar diferente. Entrar no processo é um aceite para abrir as portas de sua empresa, perfil e vida para você enxergar pontos fortes e fraquezas que precisam de ajuste e mudança imediata. E neste momento é a chave do processo, porque vem a pergunta crucial: Eu quero mudar? O que me impede e perco se deixar de agir com um comportamento ou estratégia que traz segurança e estabilidade? Como arriscar e buscar resultados diferentes sabendo que tenho de abandonar hábitos atitudes iguais, resultados iguais. Quer algo diferente? Precisa agir diferente.

Resultados Científicos

Segundo pesquisa da Fortune Magazine com 1000 empresas que utilizam coaching, observaram que o processo aumenta a produtividade (53%), relacionamentos (71%), trabalho em equipe (67%), redução de conflito (52%), redução de custos (23%) e turn over (12%).

Com relação ao Brasil, um estudo da Latin American Human Resource Partnership (LAHRP) pesquisou em 2010, 182 empresas de 16 países latino–americanos, sendo 39 do Brasil. Constatou que 84,6% já utilizam o coaching.
Estes dados mostram a amplitude do coaching ao trabalhar com empresas, executivos, profissionais, estudantes e qualquer pessoa que busque o sucesso com foco e atitude.

 

Resultados Positivos

Para o Master Coach José Roberto Marques, o maior beneficio do Coaching é o aumento de resultados positivos nas diversas áreas da vida do coachee.

O melhoramento de performance, gerado pelo processo de Coaching, eleva o nível de resultados porque gera mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e aumento da qualidade de vida.

O Coaching produz resultados positivos nas mais diversas áreas. Na área da prosperidade e felicidade o Coaching traz benefícios como aumento do nível de conquistas, performance, felicidade e plenitude. Aumento da realização e satisfação pessoal e profissional e melhoria dos resultados financeiros e prosperidade.

Na área de qualidade de vida e saúde traz benefícios como melhor uso qualitativo do tempo, equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional e de relacionamentos, diminuição do stress e preocupação desnecessária e aumento de disposição, energia e saúde.

Para os relacionamentos, melhoria na comunicação, melhor entendimento e aceitação das outras pessoas, resolução de conflitos, duvidas e problemas.

Para a área de autoconhecimento, trás aumento da autopercepção, melhoria na autoestima e autoconfiança, aumento de responsabilização pela mudança e auto-liderança e melhoria no controle das emoções.

Na área de planejamento e habilidades, trás melhoria em foco, planejamento e administração do tempo, alinhamento de missão, valores e crenças, aumento da percepção, criatividade e intuição.

Então, se você deseja mudanças significativas em sua vida e deseja melhorar seus resultados, está na hora de tomar uma decisão já. Agende uma sessão grátis

Artigos Relacionados